olá! pessoal este blogger foi criado por Carolina e Andressa alunas do CEEPS, cursamos o 1º Ano de Análises clinicas..... Estamos aqui para falar de uma forma resumida o que analises clinicas?, como funciona? e qual é o seu papel na medicina?
A análise clínica é o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente. Essas análises ocorrem a partir de um exame feito a pedido de um médico e são entregues em laboratórios próprios para realização desses exames. As análises podem ser realizadas por vários profissionais diferentes como: farmacêuticos , bioquímicos, médicos ou biomédicos, sendo que esses devem ter previamente o conhecimento necessário na área de análise clínica e também tem de estar segundo a organização que fiscaliza a área : a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A análise clínica, como já foi dito, é feita a partir de um exame pedido pelo médico. Essa analise ajuda a diagnosticar algum dado ou característica que possa ajudar no diagnóstico de alguma anomalia ou problema de saúde. O exame pode incluir, por exemplo, a coleta de materiais como urina, sangue, fezes ou outros, para serem analisadas e servirem para construir dados. Como esse material pode variar de natureza e de utilidade, os profissionais que irão analisa-lo esse material também poderá ser variado. Biomédicos, por exemplo, fazem parte do “time” de profissionais autorizados à fazer análises clínicas. No caos dos biomédicos, os materiais analisados são relacionados à reprodução humana, análises ambientais, de alimentos, genética e outros.
Farmacêuticos também podem realizar análise clínicas, com exames citológicos, de biologia molecular, microbiológicos e outros. Existe um grande número de farmacêuticos trabalhando nessa área de análises clínicas, em diversas áreas, tanto com laboratórios de análises como em farmácias. Além da atuação na realização do exame, o farmacêutico ainda pode sugerir algum remédio, dependendo do resultado.
Bioquímicos têm atuação em áreas mais restritas sobre análises clínicas e são liberadas a trabalhar com exames relacionados ao DNA, sangue, sorologia e outros. Os biólogos, profissionais que tratam com um dos mais amplos campos de conhecimento (pesquisa tudo que há vida), atuam nas análises clínicas no sentido de fazer diagnósticos biológicos, coletar e analisar amostras, classificar espécies, realização de exames, aconselhamento genético e etc. Ainda há o veterinário, que atua na mesma forma que os outros profissionais, mas, agindo no exame, coleta e análise de materiais de animais que não sejam humanos. Tanto animais de pequeno como os de grande porte podem ser submetidos a exames como de ácido úrico, hipersensibilidade ou outros.
Os materiais mais comumente pedidos para análise clínica são fezes, urina, sangue e expectoração. A maioria, fora o sangue, pode ser colhido em casa e fica aos cuidados do paciente até a data de entrega para quem for analisar o material. Já em ambiente hospitalar é possível o acolhimento de outros materiais para análise, como pus, líquido sinovial, pleural e outros. Já entre os exames mais pedidos, estão o hemograma, bioquímica do sangue, hemostasia, imunologia e os exames parasitológicos, os quais precisam do recolhimento de, entre outras substâncias, as fezes.
São muitas dúvidas referentes a como recolher alguns desses materiais para análise. Especialmente os de fezes e urina, têm uma alta taxa de exames que atrasam por falhas no recolhimento do material. Para recolhimento desses dois materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário